IMPRESSÕES

UM HOMEM SÁBIO SÓ AGE DE ACORDO COM A SUA PRÓPRIA NATUREZA.”


O principal objectivo da Vida é a auto-realização. Todos buscamos a felicidade de alguma maneira embora o sofrimento seja a pedra de toque neste mundo em que vivemos, porque o Homem desta sociedade moderna perdeu o contacto com a natureza afastando-se da sua divindade. No entanto, a dor não é mais do que uma chamada de atenção para que o Homem se volte novamente para as coisas de Deus. A busca da Felicidade faz parte da natureza do Homem, mas já não há quem ensine o Homem a encontrar o Caminho da Felicidade visto que toda a humanidade se virou para si própria e não para os outros, tal como o escorpião, dentro de um círculo de fogo, volta a sua cauda contra si pensando que a morte é o fim. O egocentrismo reinante faz parte desta era que tarda em mudar, exigindo dos mais conscientes um trabalho e uma persistência que só é possível quando se encontra um grupo de apoio. É fundamental entrar em contacto com todos os que estejam na nossa vibração, reforçando alianças sem perder a individualidade.
As emoções são rabanadas de vento que vão levantando poeira pelo caminho. O Homem não vê que não é nas coisas grandes que está a Felicidade, não é no enaltecer do Ego que está a verdadeira grandeza. Surdo, não ouve o som emanante do seu próprio coração, insensível, não se preocupa em servir os outros, entregar-se aos outros. Mudo, deixou de poder pronunciar aquelas palavras que amaciam o surgir da revolta e da angústia. O seu olfacto não serve já para se deliciar com os perfumes da liberdade. A sua língua, coberta de “lama” não é capaz de saborear os verdadeiros manjares de leite e mel. O seu abraço é tudo menos um cais onde as embarcações aflitas se possam acostar antes de retomar a viagem. Poucos são os que perguntam “Quem sou eu?”, “Para onde vou?”, “Porque vou?...”. A vida mundana é demasiado agitada para que possa haver tranquilidade e paz de espírito. As duas correntes, atracção e repulsa, são demasiado fortes para que o sentido de discriminação faça a sua presença notada. É tempo de mudança!
Cada dia que passa não devia ser um dia mais próximo da morte. Cada dia que passa devia ser sim um passo para a Eternidade e, para isso, o Homem terá de se preparar, sacudir a poeira das suas vestes e iniciar a grande caminhada em direcção à Essência onde poderá, por fim, descansar e ser verdadeiramente feliz. Para que os obstáculos não sejam muito difíceis de ultrapassar, é preciso que se faça um trabalho tanto físico como mental. O Yoga é uma Filosofia de Vida de origem Hindu. Um sistema que abrange todos os aspectos da Vida sabendo que o Homem é um TODO e como tal deve agir.
Os vários tipos de Yoga são diferentes graus de evolução que levam à MEDITAÇÃO, para que o Ego não faça mais sentido e perceber, como diz Khalil Gibran, que
“Nenhum homem vos poderá revelar nada que não repouse já adormecido no vosso Conhecimento e o Mestre que caminha à sombra do Templo entre os seus discípulos, não reparte a sua Sabedoria mas antes a sua fé e o seu Amor. Se for verdadeiramente sábio não vos convidará a entrar na sua Casa, mas levar-vos-á aos umbrais do vosso próprio espírito porque a visão dum homem não pode emprestar as asas a outro homem!"

Fiquem bem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA