AMAR EM LIBERDADE - DESAPEGO
AMAR EM
LIBERDADE - DESAPEGO
Diz-se que quem trabalha para a
purificação da alma, se liberta de apegos, e está em harmonia com o seu ser e
com o seu estar. Mas, falar de desapego não é fácil, pois pode soar a
indiferença, o que não parece assentar em quem está no caminho da
espiritualidade. Vivemos num mundo que apela ao desejo, uma natureza
consumista, no entanto o desapego ajuda-nos a usufruir dos bens materiais, das
relações pessoais e das circunstâncias. Com esta atitude passamos a ser livres,
ao mesmo tempo que valorizamos o que possuímos.
Pensemos agora num rio,
imaginando-o a fluir, indiferente às margens que o ladeiam e, contudo, sem
deixar de as banhar e enriquecer. O céu reflecte-se nas suas águas e as nuvens
passam ao alto, como prenúncio de chuva ou, simplesmente, a passar. O rio continua
a sua caminhada em direcção ao mar. Isto é o desapego! Viver de acordo com as
circunstâncias, gozar os prazeres, ocasionalmente, oferecidos, ou aprender com
as dores que, por vezes, nos batem à porta. Não somos donos de nada, e o corpo
é um mero instrumento que nos possibilita concretizar tarefas agendadas,
avançando em direcção a um futuro, que é um eterno presidente.
No yoga diz-se: eu não sou
o meu corpo, eu não sou a minha mente! EU SOU!!! Vivamos, pois,
em plenitude do ser, com desapego, mas com alegria, apreciando e amando em
liberdade.
OM
SHANTI OM 🕉️

Comentários