AMAR EM LIBERDADE - DESAPEGO

                                                                


                 AMAR EM LIBERDADE - DESAPEGO

Diz-se que quem trabalha para a purificação da alma, se liberta de apegos, e está em harmonia com o seu ser e com o seu estar. Mas, falar de desapego não é fácil, pois pode soar a indiferença, o que não parece assentar em quem está no caminho da espiritualidade. Vivemos num mundo que apela ao desejo, uma natureza consumista, no entanto o desapego ajuda-nos a usufruir dos bens materiais, das relações pessoais e das circunstâncias. Com esta atitude passamos a ser livres, ao mesmo tempo que valorizamos o que possuímos.

Pensemos agora num rio, imaginando-o a fluir, indiferente às margens que o ladeiam e, contudo, sem deixar de as banhar e enriquecer. O céu reflecte-se nas suas águas e as nuvens passam ao alto, como prenúncio de chuva ou, simplesmente, a passar. O rio continua a sua caminhada em direcção ao mar. Isto é o desapego! Viver de acordo com as circunstâncias, gozar os prazeres, ocasionalmente, oferecidos, ou aprender com as dores que, por vezes, nos batem à porta. Não somos donos de nada, e o corpo é um mero instrumento que nos possibilita concretizar tarefas agendadas, avançando em direcção a um futuro, que é um eterno presidente.

No yoga diz-se: eu não sou o meu corpo, eu não sou a minha mente! EU SOU!!! Vivamos, pois, em plenitude do ser, com desapego, mas com alegria, apreciando e amando em liberdade.


                  OM SHANTI OM 🕉️ 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TÃO LONGE, TÃO PERTO...

ESTILO

DOIS E DOIS, QUATRO?...