REFERÊNCIAS



O autoconhecimento é um processo em que a consciência desperta e se amplia, permitindo ao Ser entender melhor a sua essência e a sua relação com o mundo que o rodeia. À medida que se vai desenvolvendo, com a percepção de uma realidade que escapa à ilusão e à fantasia, é absolutamente necessário encontrar pontos de referência para que não se percam os valores próprios e seja possível continuar a vida sem perder a esperança e com o mínimo de expectativas.
       Através da prática do Yoga, fui vivendo essa tomada de consciência e, com ela, desenvolvi pontos de apoio que vão validando os vários aspectos do meu sentir mais profundo, dando-me a segurança relativa que me possibilita garantir acções e pensamentos de natureza elevada. Ao mesmo tempo, essa forma de estar reafirma-me a necessidade de manter os pés em terra firme e em perfeito contacto com a atmosfera mais subtil, ou seja, uma espiritualidade em harmonia com o corpo. Esta ligação acontece naturalmente, pois já faz parte do meu sistema, em que as vivências fazem parte integrante do meu Ser e do meu Estar.
      Ao longo dos tempos, fui descobrindo as fragilidades próprias de quem se formou numa família exigente e louvável, sob vários aspectos. A vantagem de uma estructura consistente, deu-me a segurança que os apoios concedem, mas desencadeando em mim incertezas quanto à capacidade de atingir os objectivos com um mínimo de qualidade e consistência. O medo pode ser um meio de procurar o melhor e mais seguro caminho, para que os fins justitiquem os meios e, ao longo dos tempos, criei defesas próprias, para além daquelas que os guias, os mestres e os anjos me proporcionaram. Sempre que duvido do interesse das minhas acções, sintonizo com aqueles que me acompanham e me incentivam de alguma maneira. Vivemos em permanente contacto com “espelhos” onde nos projectamos e onde se refletem a nossa imagem e as nossas acções. O facto de ter os pés bem assentes na terra, também me concede a intuição de  poder escolher esses mesmos espelhos… Quando tenho dúvidas procuro sentir os que me rodeiam, principalmente aqueles em quem confio e considero, ao mesmo tempo que me afasto dos que, verdadeiramnete, não me interessam ou não julgo de valor suficiente para o meu processo e senda.
Deixo-vos aqui um apontamento que me parece espelhar estas ideias. Como quase sempre acontece, são coisas que me vêm parar às mãos, como mensagens oportunas e válidas para o momento.
OS SETE NÍVEIS DE SABEDORIA
1.     Saber o que é preciso saber.
2.     Eliminar o que é preciso eliminar.
3.     Alcançar o que é possível alcançar.
4.     Fazer o que é preciso fazer.
5.     Atingir os objectivos atingíveis.
6.     Elevar a mente acima da matéria.
7.     Deixar a própria essência transparecer.
 Fiquem bem!
      BOAS FESTAS!!!
OM SHANTI OM






Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA