ENSINAR


ENSINAR

ENSINAR É: passar informação da própria experiência e fazer crer que a verdadeira sabedoria está onde estiver a sinceridade que essa vivência permite.
ENSINAR É: aprender pela comunicação que se estabelece com os outros na certeza de que, no fim, ambas as partes -mestre e discípulo – saem enriquecidas.
ENSINAR É: tomar nas mãos o sentido que a vida pode ter em qualquer circunstância e fazer dessa aventura individual uma memória à prova do tempo e do espaço.
ENSINAR É: abrir uma janela onde só existem portas fechadas e deixar entrar um raio de esperança no coração do Ser.
ENSINAR É: AMAR, AMAR, apesar de tudo!!!

Desde o momento em que respondi ao desafio de me tornar instrutora de yoga, procurei desempenhar essa nobre tarefa com a consciência de que ninguém ensina nada a ninguém, porque a ideia é passar um conhecimento feito de experiências e partilhá-lo, sem expectativas, mas com a atenção devida à responsabilidade que essa acção implica. Na vida luta-se ou foge-se de acordo com as circunstâncias e, igualmente, se pode aplicar ao ensino: ensinar ou aprender. Estar disponível a cada passo, dando especial atenção ao que se vai sentindo. O corpo manifesta-se sempre perante as situações vividas, provocando tensões musculares que são sinais a que devemos estar atentos para poder corresponder de forma adequada.
Todos somos montras ambulantes e, se dermos atenção, reconhecemos um carácter, uma postura perante a vida, e a comunicação não verbal que se dá, é a forma eficaz de conseguirmos manter uma relação harmoniosa e realista, que nos permite actuar concretamente e com resultados positivos. O sentir é a base. O que sentimos é a nossa verdade, respeitável e própria de quem sabe que sabe, ou que precisa despertar alguém que não sabe que sabe!
As capas que vamos criando ao longo da vida, são necessárias à nossa defesa e integridade, mas impedem-nos também de receber o que precisamos para que se dê uma evolução adequada. Dar e receber na mesma medida é uma regra que deve estar na nossa mente, assim mantendo um equilíbrio fundamental à saúde física e mental.
No yoga recomenda-se:
EXERCÍCIO (asanas)), para eliminar a tensão muscular, dando elasticidade e tonificando o corpo.
RESPIRAÇÃO (pranyama), que regula a energia, aumentando a capacidade de controlo mental e emocional.
RELAXAMENTO (yoga nidra), que permite enfrentar qualquer tipo de “stress”, tornando-nos mais eficientes na acção.
MEDITAÇÃO (mantras) o meio mais directo de controlar a mente e não deixar que as emoções nos afectem.
Através destas práticas e regulares “satsanga” (encontros), é possível responder às necessidades do dia-a-dia e seguir com a existência, cumprindo o que temos de cumprir e deixar uma boa pegada na nossa passagem.


Fiquem bem!






LINK do novo vídeo no Youtube

DESCOBRIR


https://youtu.be/PbJFOwV_i0U

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA