CORPO-MENTE



CORPO-MENTE


À medida que vamos ampliando a consciência, a relação corpo-mente torna-se clara. O corpo é, realmente, o espelho da mente e, consequentemente, da alma. A leitura do esquema corporal, como o corpo se apresenta e se movimenta, permite-nos apreciar ou avaliar as nossas evidências, os sinais que se mostram nos gestos, nas palavras, nas atitudes e nas posturas. O corpo vai falando, contando as suas estórias, as suas memórias, vividas passo a passo. Perceber o corpo aumenta as suas potencialidades e capacidade de agir de acordo com a sua condição e relação com o meio ambiente em que vive.
A prática do Hatha Yoga exige um conhecimento do corpo e a sua relação com a mente, daí se considerarem indispensáveis as técnicas correspondentes (posturas, respiração e descontração), para que seja possível alcançar um estado de tranquilidade, onde a atenção tem o principal papel, no sentido da descoberta do sentir mais profundo, o autoconhecimento. Para além disso é preciso ter em conta a própria condição básica e as circunstâncias em que se está inserido.
Ao fazermos o ponto da situação, o que somos e porque somos, passa a ser fácil entender os mecanismos que permitem uma sobrevivência de acordo com o caminho traçado. Só podemos modificar o que conhecemos e só podemos conhecer o que amamos. Amemos, pois, o nosso corpo pois ele é o veículo capaz de nos levar a concretizar os objectivos propostos e desejáveis. A mente terá um bom assento para se concentrar cada vez mais no essencial e importante. Mergulhando no silêncio, fechando as portas ao ruído externo, passamos a escutar apenas a música da alma que toca no mais profundo do ser que, por fim, se tornará livre, qual borboleta que sai da sua crisálida e VOA!!!

“Quando o sábio mergulha no silêncio, com a respiração a fluir tranquilamente, a razão em harmonia com a intuição, a paz reinará no seu coração, sem expectativas, em sintonia com o universo e será, então, verdadeiramente livre!!!”


                                                                                Bhagavad Gita

  OM SHANTI OM




Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA