AMIZADES

 



AMIZADES

Há muitas maneiras de amar. Não se pode ter um só peso e uma só medida na avaliação dos afectos. As relações interpessoais estão sujeitas às circunstâncias e às necessidades, variam a cada passo, o que não tem nada de transcendente. Aquilo que se define por amizade é, muitas vezes, uma pura troca de interesses. A verdadeira amizade, estabelece-se para além do corpo e das emoções. Nasce de um entendimento inexplicável à luz da razão e perdura, mesmo dando-se um afastamento temporário. O encontro dá-se, sem que sejam precisas palavras, porque a interacção é feita através das auras. Gostamos de alguém, apesar do que ela pode ou não ter grande significado para nós. Os desacordos assumem o seu papel na diferença. As necessidades mútuas vão sendo satisfeitas naturalmente, sem expectativas, nem desilusões. Por isso, podemos afirmar que o amor tem muitos aspectos e flui com a vida. Não é possível gostar toda a gente da mesma maneira, nem tão pouco, gostar sempre das mesmas pessoas. As relações terão de ser baseadas em afecto, mas são sobretudo fomentadas pelos interesses comuns.

A troca de experiências, a aprendizagem e o convívio, são os principais factores que unem as pessoas, seja no trabalho, na escola, em sociedade ou mesmo em família. Estes interesses podem ser mais ou menos mesquinhos, mais vou menos generosos, de acordo com as tendências de cada um. Na verdade, o que temos de buscar nos encontros é a satisfação física, mental e espiritual. Deste modo crescendo, com a capacidade de aprender por conta própria e saber que a vida é uma viagem solitária, que se faz sem solidão, quando nos alimentamos dos contactos que fazemos e proporcionamos, sem que isso represente apego ou dependência.

Gostar de alguém, acorda em nós a criança que, apesar de carente e receosa, quer despertar para o mundo, atrevendo-se, na sua imensa curiosidade. Somos seres multifacetados, uma química que nos transcende e que precisa de ser manipulada, com a mestria dum sábio alquimista. Não será necessário transformar os afectos em ouro, mas era bom que conseguíssemos pô-los a brilhar em todo o seu esplendor. Os pesos e as medidas, as formas e os conteúdos, não estão aqui para serem julgados. Gosta-se ou não se gosta. Gosta-se mais hoje do que ontem ou amanhã. É assim a natureza humana. Não há nada a fazer!...

  

O encontro das almas, faz-se à sombra duma árvore frondosa, com as raízes bem assentes na terra. Os frutos saciam a fome e a sede de aprender.

A palavra é um dos meios de comunicação, através do qual podemos exprimir o desejo de renovação, com a força e a serenidade que a sabedoria transforma em confiança, harmonia e luz.

 

 FELIZ ANO NOVO!!!

OM SHANTI OM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA