PRANA E RESPIRAÇÃO


 

PRANA e RESPIRAÇÃO

"PRANA" é o princípio da vida e da consciência. É a respiração do universo que se manifesta em todos os seres. Podemos dizer que respirar é viver e viver é respirar. O tempo de vida mede-se pelo número de respirações e, quanto mais lenta for a respiração mais longa a vida. Os animais que respiram poucas vezes por minuto tem uma vida muito longa e os que respiram poucas vezes duram menos.

O yoga tem como disciplina "Pranayama", controlo do fluxo de energia através da respiração: PRANA = bio -energia e Yama = controlo. O ar circula na caixa torácica, sendo absorvida a energia cósmica com cada inspiração. Dá-se particular atenção à retenção, para que a energia se fixe. Considera-se que a prática de Pranayama é importantíssima para melhoria da concentração, de todos os sistemas vitais e, em consequência, a meditação desenvolver-se sem dificuldade. A libertação de toxinas durante o processo respiratório e as alterações químicas que se dão no corpo, proporcionam o bem-estar necessário. Para além disso, à respiração associa-se o fluxo do pensamento e a regulação das emoções, dando ao praticante a hipótese de aumentar a sua força de vontade e melhorar consideravelmente a sua aparência - postura, pele e olhos deixam transparecer a serenidade que acontece e passa a ser uma constante na vida de quem pratica a meditação, com a consciência da importância de Pranayama, no dia-a-dia. A respiração é, evidentemente, o principal auxiliar da concentração.

Numa inspiração normal a maioria absorve cerca de 500cc de ar; numa respiração profunda chega-se a multiplicar por seis essa quantidade. À medida que se pratica, a capacidade dos pulmões aumenta, a ventilação passa a ser excelente, o que fomenta o estado de saúde ideal para o desenvolvimento pessoal a todos os níveis. A atitude perante a vida muda substancialmente! O oxigénio é o principal alimento do cérebro, por isso, uma respiração adequada proporciona uma tranquilidade mental que faz com as acções de cada dia resultem mais positivas e, naturalmente, com mais hipótese de serem bem-sucedidas. Pode-se dizer que a respiração é o fio condutor da mente e está presente do primeiro ao último suspiro!

RESPIRAR MEDITAR SER E ESTAR

OM SHANTI OM



Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA