SUBIR A MONTANHA E OLHAR O MUNDO

Quando nos propomos iniciar um Caminho, fazemos os nossos planos e colocamo-nos um objectivo a alcançar. De acordo com esse objectivo preparamo-nos para o atingir, pensando, com optimismo, que nada pode falhar pois nada nos falta. Ao pretendermos viajar temos, à partida, conhecimento do destino pretendido e só precisamos de arranjar um meio de transporte ideal e acessível, marcar a data, fazer as malas e partir na hora aprazada.
Embarcamos, confiantes e seguros. O tempo de viagem depende da distância que nos separa do ponto de chegada. Pelo caminho vamos saboreando, apreciando, a paisagem e as pessoas que connosco viajam ou connosco se cruzam. As peripécias e experiências que vão sucedendo serão importantes, ou talvez não. O que importa verdadeiramente é chegar, por isso, é necessário não parar demasiado tempo nos lugares de passagem e não perder o “Norte” tomando a direcção errada. No entanto, creio que essa perda de direcção é momentânea e voltaremos a tomar a direcção certa, o caminho inicialmente proposto. No Yoga também é assim.
Começar a praticar Yoga é como iniciar uma escalada. Olhamos o cume da Montanha que se avista por detrás das nuvens que passam, fazendo-nos sonhar com a facilidade de o alcançar. Consciente ou inconscientemente reunimos os necessários apetrechos: inscrição num Centro de Yoga, promessas de autodisciplina e trabalho, humildade que baste, leituras suficientes, assistência atenta a palestras, cursos, etc. O nosso coração palpita com a certeza de que em breve poderemos olhar o mundo lá do alto.
Os primeiros passos são dados com energia e determinação. Sentimo-nos bem, tão bem que nos apetece gritar aos quatro ventos: “Olhem que bem que eu me sinto! Venham comigo e ficarão assim também!...” A primeira desilusão! Os que gostaríamos de ver a caminhar ao nosso lado nem sequer nos ouvem ou sorriem benevolentes “Aquilo passa-lhe...” Da euforia se passa à depressão, ao desânimo. Se é bom para mim porque é que os outros não gostam ou nem sequer querem experimentar?... No entanto é bom sonhar que um dia a experiência nos dará a Sabedoria necessária para que as palavras e os pensamentos sejam aquela luz que ilumina os nossos passos e as nossas acções e leve cada vez mais gente a ampliar a consciência e a sentir o apelo para chegar ao cimo da montanha em boa companhia.

Como é bom estar numa nuvem, envolta pela brancura e pela leveza de uma energia que se desloca ao sabor do vento, reflectindo a Luz do Sol.
De repente, passo a ser nuvem... Como é bom ser nuvem e pairar lá no alto, leve e livre!!! Por fim...
Desço à Terra e junto-me ao Grupo de Trabalho, no “Satsanga”.
O Sol enche a sala com o seu brilho, e aquele esplendor permanecerá para sempre na vida dos que ali estavam. As portas foram-se abrindo, uma a uma, e a Luz tocou-nos a todos, profunda e irremediavelmente. Fluímos, então, ao sabor de uma suave brisa, como flores exalando um perfume delicado que ficou a pairar no ar.
Descobrimos que o Amor se pode expressar de muitas maneiras para podermos saciar a nossa sede de Saber e viver em plenitude. Um estado de graça reservado aos eleitos, longe das sombras onde o Sol não penetra, perto da Essência que se reflecte, também, na aparência. Os olhos a brilharem, um sorriso a iluminar os rostos. No silêncio, podia-se ouvir o pulsar dos corações, palpitando ao ritmo do Universo que se experimentava ali.
A surpresa que estas vivências proporcionam são um fascínio que se manifesta na certeza de que vale a pena encarar a Vida de peito feito e alma leve, sem hesitações e com a determinação dos heróis que se dão integralmente. Isto é Amor, isto é Liberdade!
Fiquem bem!

Comentários

Aldina Duarte disse…
Beijos de esperança...
Anónimo disse…
EXCELENTE

josef...
Anónimo disse…
A esperança desde o primeiro dia do nascimento do blog (eheh!)
Maria Emília disse…
Muito obrigada a todos, mas é bom que se saiba que as melhorias se devem à grande ajuda da minha Amiga Aldina que se disponibilisou para me ajudar e dar umas dicas sobre o assunto!Um Bem haja para ela.

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

LEMBRANÇAS