MÃES


“O Amor só toca aqueles que se dispõem a amar...
As Mães, por exemplo!”

Sendo amanhã o dia da Mãe, venho aqui homenagear todas as mulheres que tiveram, ou terão o privilégio de trazer ao mundo personagens que, pelo simples facto de serem desejadas ou aceites, deixarão a sua marca na passagem pela terra.
Sempre desejei ser Mãe e esse ideal concretizou-se plenamente e fui abençoada com os filhos que me chegaram ao colo e que fui criando de acordo com as condições circunstanciais e o saber que, naturalmente, fui adquirindo, com a certeza de ter cometido muitos erros e algumas injustiças. Não há cartilhas para que os Pais possam seguir com confiança pelos caminhos da educação que, necessariamente, acabam por ser aqueles que eles próprios trilharam com a ajuda dos seus próprios Pais. Não há educações perfeitas porque não há Seres humanos perfeitos, felizmente...
Como Filha, Mãe e, agora Avó, só posso afirmar que o principal é amar incondicionalmente e acreditar que a intenção é o factor decisivo para algum sucesso nas acções de cada dia. O resto depende em grande parte da recepção que cada um faz àquilo que vai ouvindo e observando em termos de comportamento. Somos, basicamente, bons imitadores, por isso copiamos os modelos que se apresentam e vamos tirando as conclusões que melhor nos servem ou nos permitem evoluir como adultos conscientes que pretendemos ser.
Neste dia deixo aqui o meu abraço a todas as Mães e a todas que, de uma maneira ou de outra, representam esse papel para além do factor biológico. Seria igualmente bom que a maternidade fosse respeitada e lhe fosse dado o valor correspondente. Que todas as Mães amem os seus filhos e que os filhos honrem as suas Mães, qualquer que seja a sua condição ou relação, é o que desejo.
O amor só toca aqueles que se dispõem a amar... As Mães, sem dúvida!
Fiquem bem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA