CRENÇAS E MUDANÇAS

 

                      CRENÇAS E MUDANÇAS                                     

Aquilo em que acreditamos e aceitamos ser essa a nossa própria realidade, mas está nas nossas mãos escolher, e  aceitá-la, com a consciência de que os pensamentos predominantes se materializam naturalmente e que, essa força, depende do que desenvolvermos com a prática da meditação. Vamos descobrindo, então, que a realidade pode ser aquilo em que acreditarmos, aqui e agora. O presente não é determinado por um passado, pois podemos reconstruir e projectar o futuro, tornando-o presente. O que fazemos agora, está constantemente a influenciar-nos e é fundamental combinar imaginação com a criatividade, formando imagens, de tal maneira nítidas para que se materializem. A transformação está ao nosso alcance, desde que desperte em nós o desejo de mudar o que for possível mudar.

As nossas expectativas e as ideias preconcebidas dão-nos uma noção da realidade, afectando as emoções e tudo nos parece inevitável e inquestionável. As mudanças só estão ao nosso alcance quando alguma coisa ou alguém, provocar um impacto suficientemente forte para que se quebre a casca, onde as nossas acções estavam limitadas e os movimentos tolhidos pela falta de movimento. Habituámo-nos a funcionar desta ou daquela forma, alimentando um sistema e assumindo ideias que julgamos ser as únicas ou as melhores. Essa consciência passará a expressar-se no campo físico, qual mapa dos pensamentos predominantes e o corpo a mostrá-lo.

Não é muito fácil mudar o rumo da nossa existência, porque vivemos demasiadamente colados às imagens que absorvemos desde a infância. Vivemos adormecidos, num leito feito por mãos alheias, cobertos pelo véu da ignorância e, por fim, acordando num sobressalto, com vontade de sair dali. Sabemos que o sofrimento, ao bater-nos à porta, será consumido num fogo lento, a tempo de deixar as suas cinzas como lembrança e disponíveis para receber as ajudas necessárias. Queremos mesmo mudar, tomando consciência do que experimentámos, provámos e testámos. Os obstáculos ultrapassados são o reforço da nossa vontade e passamos a ser mais discriminativos, mais seguros e livres. Olhamos em frente e só o presente nos diz alguma coisa. Das crenças, passamos a uma mudança exigente, mas tranquila e consciente.

Caminhando na escuridão avistamos uma luz, que nos surge, mesmo ali, e o desejo de a sentir leva-nos a prosseguir, acreditando cada vez mais num passado, agora feito presente!

 

Deixa o teu corpo e entra no silêncio. Fecha as portas da tua alma e concentra a tua mente no coração. Repousa na respiração que é a própria vida. Pronuncia o som OM, OM, OM.

                                                                                   BHAGAVAD GITA

OM SHANTI OM



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA