NÓS E OS OUTROS

 

                    NÓS E OS OUTROS

Vivemos em grupo (familiar, social, religioso) e o contacto que estabelecemos com cada membro, directa ou indirectamente, permite-nos uma comunicação que pode resultar em atracção ou repulsa. Vamos respondendo aos sinais que nos dizem o caminho a seguir. Quando falamos, olhando o outro nos olhos, o contacto é intenso podendo desencadear desconforto ou, mesmo, medo. Se, pelo contrário, o nosso olhar provocar um sorriso podemos estar certos de que a comunicação estabelecida é favorável.

As sensações acordadas em nós pela reacção alheia orientar-nos-ão no sentido mais adequado. As rejeições mais violentas são sentidas como uma necessidade de actuar de alguma maneira. Todo o corpo se agita e se prepara para a luta ou para a fuga. Quando a sintonia acontece a reacção principal é de conforto, agrado ou mesmo prazer. O corpo relaxa, abandona-se ao contacto, numa entrega total. Neste caso, a receptividade é uma constante e a comunicação dá-se nos dois sentidos, emissor e receptor, na mesma onda, constroem um diálogo e uma acção produtiva. Os instintos, adormecidos, reservam toda a energia para o objectivo que se apresenta.

A luta e a fuga são ferramentas extremamente eficazes desde que se usem na medida e ocasião próprias. Muitas pessoas não respeitam os sinais e confundem-nos, crendo que o uso da razão se deve sobrepor a tudo. A razão funciona, ela mesma, como instrumento de acção imediata, mas podemos dizer que é, apenas, o braço que serve a intuição. Se estivermos atentos aos sinais receberemos as mensagens e as propostas para actuar, podendo servir-nos, então, da razão para pôr em prática as ideias formuladas no pensamento.

 


Reina a harmonia no grupo de alma que se amam pelas suas diferenças e as sua semelhanças. Os percursos são variados, mas o objectivo é comum: serem levadas, aprendendo a não resistir e a confiar que as circunstâncias determinarão o tempo de contacto.

Juntos, irão até ao fim da etapa proposta. Nada mais é preciso!

 IN “MEDITAR É PRECISO”

 

 

OM SHANTI OM




Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

LEMBRANÇAS