A PROPÓSITO DUMA FILOSOFIA DE VIDA

 

A PROPÓSITO DUMA FILOSOFIA DE VIDA

Segundo um dicionário que consultei, a palavra filosofia significa ciência do ser, das causas e efeitos, estudo da natureza e da serenidade de espírito. Acrescentaria a estas definições YOGA! Na verdade, o yoga é tudo o que acima se afirma e todos aqueles que se aproximam desta ideia deviam estar suficientemente informados sobre os aspectos que ela envolve.

Quando me formei como instructora de yoga integral na “Associação Sivananda”, tive consciência da importância de prestar formação a quem tivesse como intenção partilhar conhecimentos e experiências. Na altura em que comecei a envolver-me com esta prática, não havia nenhuma organização que estivesse em condições de preparar instructores. Foi nesta associação que aprendi, acabando por desenvolver uma base para que a formação dos praticantes fosse consistente e adaptada às circunstâncias e à ideia estabelecida quando criámos o “Satsanga – Centro de Yoga”. Foi fundamental honrar os ensinamentos passados pelos grandes mestres, entre eles Suami Sivananda, em que me inspirei, sem impor um estilo, mas sim um modo de actuar com base no sistema integrado que servisse à maioria dos ocidentais. Como médico e sábio, soube transmitir os seus conhecimentos que chegaram até nós, através de numerosos livros e dos discípulos que se foram espalhando pelo Ocidente. Na época em que os Beatles foram à Índia, para explorar novas sonoridades e a meditação, estas ideias foram um passo para a sua globalização.

Tal como o entendemos, o yoga é uma filosofia de vida que integra corpo, mente e espírito, de forma acessível e compreensível, numa interacção que nos permite perceber a íntima relação entre o ego corporal e o eu espiritual, fazendo com que a razão seja o instrumento que nos dá a possibilidade de materializar as ideias que ocorrem nos períodos de introspecção e silêncio. A ampliação da consciência é um factor primordial para o desenvolvimento pessoal, visto que só se pode fazer um trabalho no campo do conhecimento/sabedoria, se se perceber que a acção imediata depende do pensamento, e que este nasce dum impulso vital que nos leva a descobrir o caminho da essência.

A ética é a condição essencial para avançar. Cada um entrará no templo da sabedoria, com a humildade de quem não sabe que sabe e, por isso, precisa que o despertem, querendo aprender e entendendo que ninguém ensina nada a ninguém, pois somos nós que aprendemos aquilo para o que estamos preparados ou vocacionados.

O Yoga de síntese engloba as diferentes tendências dos praticantes, e é preciso saber que há diferentes áreas ou aspectos para se chegar ao conhecimento:

KARMA YOGA  -  solidariedade

BHAKTI YOGA  -  devoção

RAJA YOGA  - concentração

GNANA YOGA  -  conhecimento

Os diferentes aspectos desta filosofia milenar, representam etapas de desenvolvimento e graus de dificuldade a ter em conta. A persistência, a vontade, a paciência e a humildade, são as qualidades exigidas para  o yoga ser, realmente, uma filosofia de vida, não importando que  caminho se possa ou queira tomar.

A recitação do som OM, um “bija mantra” de uma só sílaba, é essencial para preparar o corpo e a mente para cada acção programada, ajudando à concentração. Compõe-se de três sons: AH, UH e M, dividindo o tempo da expiração em três partes, pronunciando lentamente AAAUUUMMM. Provoca uma sensação de paz interior imediata, facilitando uma concentração maior. Acrescentando a palavra “SHANTI” (PAZ), temos o meio ideal para preparar cada acção, momento ou circunstância, com a condição para a sua concretização, tal é o poder do pensamento e das palavras!

Por fim, é muito importante encontrar o próprio espaço, inserido num grupo de almas e servir esta comunidade, para que, também, sejamos servidos por ela e saborear cada instante, com alegria e a certeza duma união na diversidade.

Uma filosofia de vida encantadora e talvez mesmo, mágica!!!

OM SHANTI OM




Comentários

ARC disse…
LYTD ♥️🙏♥️

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA