RELAÇÕES E APRENDIZAGEM

 

RELAÇÕES E APRENDIZAGEM

Cada palavra desencadeia uma onda de energia imparável,

sujeita ás mais variadas interpretações.


As relações com as pessoas dão, muitas vezes, origem a estórias que marcam momentos e se guardam na memória por serem lições ou porque deixaram uma impressão indelével. Sempre fui dona de casa, mulher e mãe até me deparar com a tarefa de dirigir um grupo alargado, no centro de yoga que fundei, depois de se terem agregado à minha volta um grande número de alunos, atraídos por esta filosofia, como prática física. As pessoas dizem sempre que praticam yoga, uma disciplina que implica trabalhar o corpo para o manter saudável! Sabemos hoje, que yoga é muito mais que isso…

Foi com entusiasmo que me dediquei à partilha dos conhecimentos que ia adquirindo, e experimentando o que sentia a funcionar comigo. Procurei passar informações fidedignas, com a garantia de sucesso e grande responsabilidade. Os primeiros tempos deixaram uma impressão, validada pelo sentir que se manifestava em cada gesto, em cada troca de palavras, que me diziam ser aquele o caminho a seguir. A experiência, a vontade e a responsabilidade, levaram-me a estudar e a conhecer mestres, que me proporcionaram grandes ensinamentos a todos os níveis. A relação com as pessoas podia começar pela prática física, mas acabava sempre por se desenvolver no campo emocional e, até, espiritual. Foram as pessoas que me ensinaram a ser, a estar e a fazer de mim o que sou, numa descoberta surpreendente, ao mesmo tempo, estranha. Estranha porque não sabia que sabia! A minha essência, para além da aparência, estava contida num espaço bem resguardado, longe de se mostrar à vida que, então, levava no seio familiar.

Foram, realmente, as pessoas que me apontaram caminhos e me ajudaram a abrir aquele espaço de resguardo e trazer à luz conhecimentos que, certamente, seriam de outras vidas. O meu entusiasmo ao partilhar experiências, sentires e emoções era evidente, natural e sincero e, essa atitude, tornou-me disponível para que as trocas se fossem dando, com vantagem para ambas as partes. Quantas vezes fui surpreendida com as manifestações de apreço por aquilo que estava a passar, e eu a não achar tão extraordinário assim!... Os contactos estabelecidos deram-me a oportunidade de manifestar sensações e impressões que escapavam ao entendimento comum e que a mim própria, por vezes, me surpreendiam igualmente. As informações chegavam-me – ainda chegam - através de palavras que pronunciava naturalmente, surpreendendo a quem eram dirigidas. Quando me perguntavam porque estava a dizer aquilo, não sabia explicar também… Com o tempo, muitas leituras, muitas lições aprendidas com as experiências e os mestres que me foram tocando, hoje consigo entender os mecanismos da vida espiritual e perceber, definitivamente, que a meditação é o meio ideal para se alcançar algum conhecimento do que somos e para que somos. Quando nos concentramos inteiramente e atingimos um estado de paz interior, ficamos disponíveis para captar o que está presente naquele momento e a servir a circunstância prevista. Tornamo-nos antenas, capazes de sintonizar com o que está no ar. A relação com as pessoas é fundamental para perceber o que nos toca e o que nos acorda, para podermos seguir em conformidade com a missão que nos cabe nesta vida. Somos, verdadeiramente, espelhos uns dos outros.

Tenho de agradecer a todos quantos passaram e passam por mim, me tocaram e tocam, pois, posso aprender mais, continuando a ser útil e feliz em cada dia que a vida ainda me oferece para viver!


OM SHANTI OM



Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA