RAZÃO DE SER

 




RAZÃO DE SER

A razão por detrás da criação dum espaço tem a ver com a necessidade de liberdade para ser e estar e poder partilhar conhecimentos e experiências, vividas com a intensidade própria de quem está apaixonado por uma ideia que, de repente, foi ao encontro duma maneira de ser encoberta pela condição educacional familiar e social.

Quando o yoga entrou na minha vida, impulsionada a divulgar esta filosofia, entrei num mundo totalmente desconhecido para mim, bem diferente daquele onde estava inserida, como mulher e mãe de família, dentro duma normalidade tranquila e bem estabelecida, os filhos, praticamente criados e com mais tempo disponível para dar atenção ao que o dia-a-dia me oferecia. Comecei a dar aulas, a procurar fazer uma boa formação, no Reino Unido e Espanha, e a sentir como era importante ter o espaço próprio, diferente das salas emprestadas ou alugadas. A perda dum filho foi o factor marcante para o desenvolver da minha consciência, tendo decidido que tínhamos de continuar a viver, apesar de tudo e por amor à família e a todos que se foram chegando a nós, para aprenderem o que havia para ensinar.

Foi possível adquirir um primeiro espaço em Almada, onde aliás eu já dava aulas, e lá fundámos o "Satsanga - Centro de Yoga"- A escolha do nome tem a ver com a ideia básica e o significado da palavra: "Sat - sabedoria" e "Anga- círculo", sabendo como é fundamental estar com os que sabem que sabem, colhendo os ensinamentos adequados a cada um dos que buscam a sua paz interior, num processo de desenvolvimento próprio. A partir desse dia - 3 de Outubro de 1983, a nossa vida passou a ser uma extensão, em que a ligação ao grupo que se foi formando, reforçada pelas experiências vividas e pelos laços criados com todos aqueles que se sentiam atraídos pelas mesmas ideias. Os anos foram passando e o Centro passou para Lisboa, até ao Verão de 2021, quando se fecharam aquelas portas e se abriram outras de natureza mais subtil, mais adequadas à nossa idade e condição, que a pandemia também nos mostrou ser uma nova realidade.

A escrita e alguns contactos verbais ou presenciais, vão funcionando como elo de ligação dentro deste grupo de almas, para que a ideia primeira continue a ser válida e sustentável, uma necessidade absoluta nestes tempos de grandes mudanças, em que é preciso estarmos bem preparados. Valha-nos a tecnologia e a vontade de continuar a saborear o prazer de estar em boa companhia. Para celebrar os 40 anos e, mais os que antecederam a este acontecimento (comecei a dar aulas em 1978), dei forma a um livro em que registei alguns textos, que me pareceram interessantes, com o título: "UM ESPAÇO E UM TEMPO, que poderei partilhar, por e-mail, com quem mostrar interesse em o guardar para si e poder fazer novas leituras, em que cada um se reveja nos meus sentires e vivências.

Agradeço uma vez mais, aos meus deuses e a todos que me permitiram chegar a esta idade e a esta condição, vivendo uns dias em que o privilégio de ser e de estar aqui e agora, pode provar, uma vez mais, que estamos sós, mas não sozinhos!






    

Comentários

Gratidão, o melhor da minha adolescência foi o encontro consigo que até hoje é uma alegria imensa.
OM SHANTI🥰🙏🕉️

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA