REFLEXOS E REFLEXÕES

 

                                 

                                                       

 (Capa de Gonçalo Sousa)

(edição de 2021)

                               REFLEXOS E REFLEXÕES

Vê em cada cor o reflexo dos teus actos e da tua vivência. Absorve essas vibrações coloridas, alegra-te, porque, assim, o caminho será feito com esperança e determinação.

 

Ao ler o livro de Richard Bach “FERNÃO CAPELO GAIVOTA”, senti que era uma estória que definia bem o conceito de vida que descobri quando o yoga entrou na minha vida. Um caminho difícil que implica a consciência de que o fazemos sós, mas não sozinhos e, sempre que nos desligamos do grupo onde estamos inseridos, as dificuldades não se ultrapassam, apesar da a aparente, facilidade com que nos dispusemos a seguir, com determinação e também algum convencimento. A vontade de avançar à descoberta de outros mundos, faz-nos esquecer fragilidades e dúvidas, ao mesmo tempo que temos dificuldade em continuar a pertencer àquele grupo, de que fazíamos parte até então. Há tanto para aprender, tanto para descobrir e não podemos perder tempo, achávamos nós…

A partir da primeira queda ou desilusão, começamos a compreender que temos de seguir em frente, mas com a consciência de que é preciso criar um novo bando, com aqueles que, por ventura, se encaixem na nossa maneira de ver as coisas e que estejam em sintonia, prontos para dar e receber, aprender e ensinar. Somos viajantes solitários, chegámos a este planeta, vindos sabe-se lá de onde e, quando acordamos do sonho em que nos encontrávamos, olhamos em redor e vimos o mundo com outros olhos. Entendemos o Eu que se define na relação com os outros. Os caminhos que percorremos abrem-se à medida que a consciência se amplia e os símbolos se tornam claros. Não temos pressa, mas o tempo urge.

Os elementos da natureza que compõem o nosso corpo estão em toda a parte e, também eles, marcam presença. As árvores, os animais, o mar e a terra que pisamos. Cada elemento tem vida própria e responde ao nosso apelo de acordo com a disponibilidade do momento. Avançamos como aventureiros e descobridores, confiando nos mestres e nos guias que nos levam ao portal do conhecimento, aí onde as respostas já não precisam de perguntas.Os contactos que vamos tendo, falam-nos de obstáculos e de ajudas. Os obstáculos a ultrapassar fortalecem a nossa vontade e as ajudas são as necessárias para chegarmos mais depressa, debelando inevitáveis crises. Ao fundo, sempre se avista terra firme! Alegra-se-nos o coração, aviva-se a esperança do encontro com a essência. Os que nos ajudaram nesta viagem regozijam-se com o sucesso do empreendimento. Os que testaram a nossa força, ficam pelo caminho. Também eles nos ajudaram… Chegámos. Nada, nem ninguém poderá impedir o gozo da conquista!!!

om shanti om




.

 

Comentários

ARC disse…
Chamo a isto : VIVER A VIDA.
LYTD

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA