CONQUISTAS



O Caminho espiritual requer uma atenção permanente, pois as conquistas que se alcançam dependem de um controlo inteligente e sensato sobre as acções de cada dia. Com esse tipo de atitude é possível desenvolver potencialidades e expandir a consciência de modo a decifrar os mistérios da existência. A vida é um mistério e, ao mesmo tempo, de uma grande transparência. Quem medita, sem expectativas, penetra num universo que dá acesso a outros universos que se alcançam sem esforço.
Quando se treina o controlo mental, através da respiração, das posturas e da meditação dá para entender verdades de ordem superior e deixa-se de fazer associações racionais e mecânicas, saltitando do passado para o futuro. A pouco e pouco o Ego liberta-se e passa a funcionar a energia de natureza não referencial (Prakriti), despojado de referências condicionantes (hábitos), capaz de descodificar as mensagens que chegam espontaneamente ao consciente. É preciso “desaprender” para APRENDER, esvaziar para ENCHER.
Nós não somos a lógica, somos uma realidade complexa que tem de viver no mundo com as dúvidas e as limitações próprias de quem vive na matéria. A grande dádiva é a conquista da liberdade, visto que permite que nada seja claro e que nem tudo faça sentido e que, no entanto, o caminho se faça. Os outros ou as circunstâncias podem ajudar-nos, podem até ser determinantes para certas escolhas, mas sempre de dentro para fora, onde começa o diálogo com os mistérios de que o espírito se alimenta.
As conquistas que se vão fazendo reforçam a esperança e dão-nos razão para continuar, apesar das quedas, das dúvidas e das alegrias que possam esconder a necessidade de avançar com confiança e determinação. O que se sente como verdade é sempre sinal de que é por ali… Não mais confundindo a grandeza dum êxtase com o sabor de um equívoco!
Bom fim-de-semana. Fiquem bem!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA