INICIAÇÃO E RITUAIS - YOGA


 INICIAÇÃO E RITUAIS - YOGA

Uma iniciação é um processo em que se trabalha a ampliação da consciência e se pretende avançar de etapa em etapa. O processo iniciático pressupõe uma concordância entre razão e intuição e se se está receptivo ao que vai acontecendo, sem o questionar, mesmo com as dúvidas que assaltam a quem está no caminho do yoga. Na realidade, é uma aprendizagem constante em que a relação mestre discípulo se afirma, com confiança e determinação, sabendo quão difícil é viver na matéria e lidar com uma espiritualidade latente. A partilha do conhecimento é feita sem imposição, pois sabemos que ninguém ensina nada a ninguém e que somos nós que aprendemos com aquilo que está ao nosso alcance ou que seja essencial na circunstância ou no momento. Cada etapa que acontece, manifesta-se, espelhando o grau de desenvolvimento e preparando os passos seguintes. A firmeza das intenções é a pedra de toque, o impulso que nos leva a prosseguir, sem vacilar.
Na minha perspectiva e naquilo em que acredito, é o mestre que escolhe o discípulo e não ao contrário, coisa que acontece, sobretudo na civilização ocidental, materializada e consumista. Para que se dê a simbiose mestre-discípulo, é necessário que haja empatia e que sejam reconhecidos os dons, as qualidades e o empenho do iniciante. A razão, aqui, não pode ser tomada em consideração, mesmo que seja importante algum discernimento… Tem que haver um “sentir” muito profundo em ambas as partes, pois uma iniciação, qualquer que seja, é de grande responsabilidade. Quantas vezes desejei iniciar alguém, por amizade ou grande apreço… Às vezes é preciso esperar, porque, se surgiu esse desejo, certamente que é uma questão de tempo para que a ligação se dê, ou não… Mas quando isso acontece é uma alegria!
Uma iniciação é uma porta que se abre para o mundo e, por ser tão transcendente, requer uma cerimónia, um ritual, que marque essa circunstância com a devida elevação e em companhia dos que estão nesse grupo, eventualmente, a prepararem-se também, para o seu momento especial. Todos quantos iniciei, fazem parte do meu coração, mesmo que nos encontremos afastados, social e fisicamente. A ligação espiritual está para além da matéria e, mesmo se não houver oportunidade para a cerimónia, não deixa de ser realidade, uma empatia demonstrativa da pertença a um grupo de almas que convivem, temporariamente, nesta passagem pela vida. Um privilégio concedido pelos deuses aos eleitos, porque já é tempo!!!

YOGA, É CONHECER O AMOR NAS ACÇÕES DE CADA DIA.
AMOR, É DESCOBRIR A ESSÊNCIA 
PARA ALÉM DA APARÊNCIA
E CRER NA SABEDORIA DIVINA!
EU CONHEÇO. EU CREIO.
EU AMO…


OM SHANTI OM






Iniciação e Rituais

Comentários

Alfredo disse…
Maravilhoso!
«Eu conheço. Eu creio. Eu amo...».
Eu quero, posso e peço...

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA