TEORIA E PRÁTICA


Às vezes dou comigo a pensar naquilo que o Mestre Sivananda dizia “Valem mais 100 gr. de prática do que uma tonelada de teoria” e chego sempre à conclusão de que as teorias se desenvolvem à velocidade da luz, mas as práticas custam bastante mais.
Fui educada na religião cristã e tenho gravado na memória o preceito de fazer exame de consciência ao fim de cada dia para verificar se tinha, ou não, cumprido com os meus deveres morais e sociais, já para não falar em pecados… Confesso, aqui e agora, que é um costume que se mantém e que tento levar com mais leveza, até porque já não tenho o hábito de me confessar a um padre, apesar de reconhecer que o acto de contrição retirava carga ao processo. Se Deus nos perdoar, temos, necessariamente, de nos perdoar a nós próprios… No entanto, continuo a ser vigilante quanto a pensamentos e acções, reconhecendo que a minha condição de humano está longe de ser perfeita!
Vem isto a propósito de, a semana passada, os meus Deuses me terem encarregado de fazer passar um pensamento por dia, dirigido aos que constam da minha lista de endereços, ou seja, àqueles que comigo contactam mais directamente no dia-a-dia. Nessa altura, dediquei atenção ao imenso registo de pensamentos que me foram surgindo ou que chamaram a minha atenção ao longo dos anos e cheguei à conclusão de que tinha material em quantidade suficiente para alimentar essa ideia. Por outro lado, tornou-se para mim num exercício em que o meu pensamento se passou a alimentar com a energia necessária para vencer os obstáculos de cada dia e ter a gratificação de mais uma forma de partilha que é coisa que me dá um grande prazer. Somos seres sociais, inseridos em comunidades próprias, em círculos de luz que se vão tocando de uma maneira ou de outra e, por isso, vamos usando a criatividade para que os contactos não se percam.
Se, por ventura, alguém deste grupo sideral mais alargado estiver interessado em constar dessa lista, agradeço que me comuniquem através do e-mail
geral@satasanga.pt e, assim, passarão a receber um pensamento por dia, durante a semana.
A teoria poderá, então, ser um ponto de partida para que a prática aumente de peso e a consciência se vá ampliando alegremente.
Fiquem bem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA