A minha Lista de blogues

quarta-feira, dezembro 02, 2009

NATAL À PORTA







Daqui a pouco é Natal… O tempo voa e nós lá seguimos com ele! A época natalícia desperta sentimentos contraditórios e desencadeia muitas emoções. São as saudades dos que já partiram, a luta contra o despesismo e, agora, a crise a bater-nos à porta, despertando consciências para a necessidade de se valorizar mais os afectos que a materialidade. Tempos houve em que este tempo me provocava alguma revolta e um grande cansaço pela atenção exigida à organização das festas familiares e espirituais. Tive de fazer algum trabalho para arrumar as ideias que afloravam ao pensamento e o desejo de fuga a palpitar insidiosamente. Algumas pessoas conseguem “fugir” do Natal e voar para outras paragens, aproveitando as férias que estas festas propiciam. Eu não! Os compromissos familiares e afectivos não me permitem sair e, também, gosto de cumprir algumas tradições que reforçam os elos que nos unem àqueles com quem partilhamos vida e vivências no resto do ano.
Começamos por celebrar o Natal do Centro, com uma Meditação e, este ano, seguida de uma cerimónia de Iniciação e Cânticos espirituais com um pequeno grupo coral que, com dedicação, ensaiou sob a orientação do músico/praticante Pedro Santos. Os encontros estabelecidos com o objectivo de ensaiar os cânticos a fim de enaltecer a cerimónia, resultaram numa experiência extremamente gratificante e passiva de grandes descobertas do potencial desta forma de expressão. Acabámos por assumir uma identidade, uma responsabilidade e um imenso desejo de animar a festa: “OM ANIM”.
A reunião familiar engloba um ritual indispensável que é fazer as filhós com a minha filha e receber um dos meus afilhados e respectiva família na véspera de Natal, para uma troca de prendas singela e a prova das ditas filhós, muito apreciadas pela filha mais nova. A consoada e o dia são passados em minha casa com os filhos e os netos disponíveis para cada um dos dias. Tudo na maior simplicidade e boa disposição.
NATAL É NATAL!...
FELIZ NATAL para todos.

Fiquem bem!!


1 comentário:

gataborralheira disse...

Mais do que dedicação é um prazer imenso cantar neste grupo! tenho a certeza que os momentos que iremos partilhar com todos serão uma grande e boa experiância.