LIBERDADE DE SER E ESTAR






LIBERDADE DE SER E ESTAR…

Quando compreendemos e aceitamos o nosso querer mais profundo, a mente e o coração ficam completamente livres e em condições de perceber o que é a verdadeira liberdade. A liberdade de acção depende inteiramente da liberdade interior e, para que essa liberdade aconteça, precisamos de ser pacientes e determinados. Liberdade implica deixar de estar submetido ao autoritarismo interior, manifestado pelas tradições familiares, religiosas e sociais. A mente está condicionada por essa autoridade através do conformismo e da vontade de imitar. Uma mente livre não se submete, sabe meditar, discriminar e amar. No entanto, quando sabemos e percebemos o que é a verdadeira liberdade, tomamos consciência da necessidade de uma disciplina, que se define como forma de ordem, fundamental para a segurança a todos os níveis. Liberdade é, pois, ordem!
Uma mente altamente disciplinada é a própria aprendizagem. É estar em observação, em alerta permanente e com a consciência sempre ampliada para que não se viva em conformidade com aquilo que a sociedade lhe quer impor. Uma pessoa disciplinada está constantemente a aprender, sem a preocupação de competir ou fazer comparações. Uma mente consciente e sensível não está limitada por qualquer padrão pré-concebido, flui naturalmente, como aquele rio que segue o seu caminho sem se deixar conformar. Para nos sentirmos completos é preciso sermos capazes de amar, porque o simples facto de estarmos vivos é um acto de amor. Passarmos a não ver os problemas sob a forma de vida fragmentada e uma visão global da existência dá-nos uma perspectiva diferente e mais abrangente.
A liberdade passa por darmos forma à nossa própria realidade, estando na nossa mão escolher em que queremos acreditar. Não esquecendo que os pensamentos predominantes se vão materializando, pois essa força é uma realidade constante e determinante para a concretização dos objectivos propostos. Quer isto dizer que estamos, aqui e agora, disponíveis para aprender que a realidade é feita daquilo em que acreditamos e sentimos em cada momento que passa, sabendo que o presente serve para desenvolver o futuro com as lições que o passado ofereceu e, ao mesmo tempo, acreditando que este, realmente, não existe!!!

OM SHANTI OM









E em audio...

https://www.dropbox.com/s/iuvwrqtv1n2yfrj/SER%20E%20ESTAR.m4a?dl=0

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA