FAUSTA, A ÁRVORE DO CONHECIMENTO

 

FAUSTA, A ÁRVORE DO CONHECIMENTO

 

Em cada momento de pausa, tranquilidade e introspecção, procuro respostas às questões que me são postas na relação com os outros. Sempre atenta aos sinais, escuto o som das palavras, vejo as cores e os gestos, sinto na pele o ambiente que me rodeia nesta vivência tão intensa quanto espantosa. Na busca da minha individualidade, polarizo atenções e vou dando sequência aos desafios propostos. Sou tudo e sou nada! Sou “todos” e ninguém. A minha energia intromete-se com as demais e provoca novas sensações, desencadeando processos de busca e descoberta, por vezes, surpreendentes. A “Árvore do Conhecimento”, denominada Fausta – talvez pela sua riqueza e sabedoria – tornou-se num dos guias que me acompanham. A sua presença é uma constante. Alguns diálogos, que com ela mantenho, são breves e precisos. Uma pergunta, uma resposta; uma dúvida esclarecida ou, apenas, uma saudação que me serve para determinar o caminho a seguir. Ela está sempre comigo. É bom ser amada assim...

A pouco e pouco vou entendendo o papel que me tem cabido e, nessa medida, deixo que o meu corpo seja um verdadeiro veículo capaz de levar os outros ao crescimento devido, não esquecendo que eu própria tenho de crescer, em qualquer idade! O entendimento com aqueles que amo não é, senão, sentir que fazemos parte da mesma galáxia e que o oceano onde navegamos se torna alteroso, sempre que os ventos correm desfavoráveis. A calmaria chega quando se esgota a depressão originária nas profundezas do Ser, meio de purificação e de fortalecimento para navegadores solitários, mas não sós.

Fausta, naquele jardim plantada há longos anos, com as raízes explorando a terra quente e húmida, ergue os seus ramos vestidos de folhas primaveris e saúda-nos a cada passagem. O amor é incondicional, não espera, nem desespera, pois sabe que a sua dádiva terá sempre um receptor: os pombos que poisam nos seus ramos, as crianças que brincam à sua sombra, os velhos que desfilam as suas memórias e os amantes que soltam suspiros numa paixão renovada, comprometida.

Fausta, a “Árvore do Conhecimento”, é um guia, também, para aqueles que a reconhecem plena de sabedoria, mas para mim é acima de tudo, um marco na minha evolução espiritual. Encontrá-la no meu caminho despertou em mim mil e uma sensações, todas temperadas dum gosto requintado, doce e salgado, moldadas ao jeito duma onda de ternura, que me é irresistível no contacto com os meus semelhantes, os que se foram e vão atravessando no meu caminho e fazem da sua confiança a minha esperança e o meu desejo de fazer mais e melhor. Assim continuarei, até ao fim dos dias que me faltam, neste percurso que é a vida na matéria.

Esta figura, criada e expressa naquele momento mágico, tornou-se um símbolo, uma imagem de marca.

                                        OM SHANTI OM




Comentários

Mensagens populares deste blogue

FINITUDE

NATAL 2023

GRAMÁTICA