INICIAÇÃO

Palestra


Iniciaçã Celebração


“Uma iniciação não é propriamente um exame. É, antes, um processo em que se trabalha a ampliação da consciência e se avança passo a passo, de etapa em etapa. A expansão dá-se em todos os sentidos, não é um caminho puramente ascendente. A verdadeira iniciação acontece quando há concordância entre a razão e a intuição e se aceitam os factos que vão acontecendo sem os questionar, apesar das dúvidas que possam surgir, sem a tentação de voltar atrás por achar mais seguro, mais fácil.”

À medida que o curso avançava, íamos pensando no Mantra que gostaríamos de usar, bem como o nome espiritual que nos atraísse. No final dava-se a cerimónia de iniciação, um momento solene que mexe sempre com as emoções. Nesse dia, depois do exame escrito que nos habilitava a um Diploma de Instrutor, fazia parte cada um preparar um Prasad (oferenda) constituído por flores, fruta e umas moedas. A confecção implicava algum esmero pois era representativo da nossa própria energia. Como estávamos no campo, foi fácil arranjar flores silvestres o que fez com que o conjunto das oferendas ficasse muito bonito.
As iniciações eram feitas por grupos, de acordo com os Mantras. Na foto acima, podem ver a iniciação da Teresa Pissarra que ficou com o nome espiritual de Sita (princesa regastada por Rama) que lhe assenta tão bem que nunca mais a tratei pelo nome próprio. É a Instrutora que nos representa em Almada depois de eu ter saído de lá. O meu nome espiritual é Mangalam (auspiciosa) que eu já tinha ao ser iniciada pelo Suami Vishnu Devananda, num Festival de Yoga organizado pela Associação Sivananda (1983). Ao meu marido calhou-lhe o nome Hanuman (símbolo da solidariedade). Do resto do nosso grupo, sinceramente, não me lembro porque lhes perdi o rasto com o tempo.
No fim das iniciações fomos direitos ao rio para lá deitar as flores (foto da direita), uma cerimónia plena de significado e muita alegria. Começaram as despedidas com abraços e lágrimas ao canto do olho. Não é em vão que se vivem intensamente experiências únicas e transcendentes que modificaram muitas vidas, durante quatro semanas.
Outras estórias virão de outros cursos em que participei como acompanhante.

Fiquem bem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SAUDADES

NOVO ANO

TÃO LONGE, TÃO PERTO...